sexta-feira, 19 de abril de 2013

EMJE 8º - SEMINÁRIOS 2013

AUTORA- COORDENADORA- APLICADORA: Ruth Elis M. Gonçalves
ÁREAS INTEGRADAS: Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas.
ESCOLA: EMJE
ANO: 2013 (seminário já ocorre há cinco anos na escola)

SÉRIE: 8º ANO
SEMINÁRIO: SOCIEDADE BRASILEIRA
OBJETIVO: Oportunizar aos alunos momentos para refletir, debater sobre cidadania e apresentar à comunidade alguns assuntos sobre as diferentes culturas, crenças, hábitos, valores que envolvem nossa sociedade, a fim de refletir e (re)conhecer esses temas para que possamos respeitar as diferenças.

TEMAS QUE ENVOLVEM A SOCIEDADE BRASILEIRA:






METODOLOGIA:
- No 1º semestre são escolhidos os temas para que os alunos pesquisem, analisem e montem o trabalho escrito. Ao final do trimestre os alunos apresentam entregam o trabalho com capa, desenvolvimento, referências e apresentam aos colegas e professora numa mesa redonda.
- No 2º trimestre os alunos revisam, acrescentam ideias do debate, apresentam a reformulação do trabalho com capa, introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão em slides em português com palavras chave em inglês. O trabalho é apresentado novamente à professora e aos colegas.
- No 3º trimestre: Os alunos remontam os slides de acordo com as sugestões da professora e colegas, acrescentam novos pontos e reestruturam seu trabalho para a etapa final. A apresentação é realizada na escola para os colegas, professores e comunidade e celebrada com um delicioso coquetel e festa de integração da turma. O seminário ocorrerá em novembro.
Os trabalhos são todos pesquisados e escritos em português e inglês.

Nenhum comentário: