quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RESUMO PROJETO APA CHANNEL


AUTORA, COORDENADORA, APLICADORA: RUTH ELIS MARTINS GONÇALVES
COLABORADORES: SANDRA FURQUIM, SILVANA ROSA, BRISABEL AMARAL.

1. INTRODUÇÃO

O presente projeto visa integrar as línguas Portuguesa, inglesa e espanhola e trabalhar uma das finalidades atribuídas ao Ensino Médio que é o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e desenvolvimento das competências para continuar seu aprendizado. (art.35 da LDB 9394\96)
Como os progressos culturais, científicos e tecnológicos definem exigências no mundo de hoje, as sociedades fazem-se e desfazem-se, as tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e o pensamento dos indivíduos, assim o trabalho propõe articular as disciplinas das línguas estudadas na Escola APA.

2. TEMA

O presente trabalho trata da utilização de meios de comunicação mais utilizados pela população, a televisão e internet, então a proposta é fazer seleções dos programas de TV mais vistos pelos jovens de hoje, seriados, séries ou minisséries, assim podendo identificar seus gostos e preferências, trabalhando o que há de comum entre eles e oportunizando o trabalho individual e grupal.

3. PROBLEMA

Frente a tantos programas de televisão, os alunos sabem escolher o que assistir? Entendem e conhecem a história daquilo que estão assistindo? O que esse programa tem de prazeroso? Quais temas estão envolvidos nesse programa?

4. JUSTIFICATIVA

Aprimorar o conhecimento do seriado para contribuir a formação do leitor, interpretação, vinculadas às variedades linguísticas, gêneros, proximidade e distância das línguas estrangeira à língua materna, revisão histórica, diversidade e pluralidade cultural, linguagem e aprendizagem significativa e o trabalho em grupo que privilegie o trabalho coletivo.

5. OBJETIVO GERAL

Propor um trabalho grupal que motive os alunos à pesquisa, criatividade, desenvolvimento das quatro habilidades (fala, audição, leitura, escrita), utilização de diferentes meios de comunicação, informática, conhecimento cultural, desenvolvimento pessoal, convivência em grupo, atenção, leitura, releitura e compreensão de diferentes épocas, gêneros, visando seu desempenho nas competências básicas para sua formação como cidadão utilizando a pesquisa de diferentes programas apresentados em diferentes meios de comunicação (TV e internet), algo que envolve a vida cotidiana dos alunos.

6. METODOLOGIA

O trabalho será proposto aos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do ensino médio, cada turma dividir-se-á em quatro grupos de aproximadamente 8 alunos, cada grupo deverá escolher 1 líder, um seriado, série ou minissérie de qualquer gênero para começar o trabalho que será dividido em três etapas. (todos os seriados escolhidos deverão ser diferentes). Cronograma: de fevereiro a novembro.
No primeiro trimestre, o grupo deverá escolher e escrever um resumo narrativo geral sobre o seriado, série ou minissérie escolhida, com apresentação dos personagens, enredo, espaço, tempo em língua portuguesa, inglesa e espanhola e apresentar ao grande grupo. PROJETO DE PESQUISA.
Na semana do dia 07-05 todos os grupos irão apresentar seus trabalhos em sala de aula ao grande grupo e entregar a parte escrita às professoras.
No segundo trimestre, o grupo deverá montar um trailer do seriado em forma de resumo (1 cena de no máximo 3 minutos) e legendá-lo em língua portuguesa, inglesa e espanhola e apresentar ao grande grupo através das imagens montadas no vídeo. ANÁLISE DOS DADOS.
O trabalho será apresentado na sala de multimídia aos colegas e professora Ruth na semana do dia 06-08-12 para que todos os colegas conheçam o seriado escolhido de cada grupo.
Observe bem s cena escolhida, pois ela deverá ser atuada pelo grupo no III trimestre.
OBS: Corrigir o trabalho feito no I trimestre nas 3 línguas, as professoras vão trabalhar as normas segundo ABNT e o trabalho deverá ser reescrito e entregue novamente “melhorado”.
No terceiro trimestre, o grupo deverá atuar a cena escolhida no segundo trimestre, utilizando as línguas portuguesa, inglesa e espanhola e apresentar a gravação do DVD ao grande grupo. CONCLUSÃO-CULMINÂNCIA.
O trabalho será apresentado na sala de multimídia aos colegas e professora Ruth.
Ao finalizar o trabalho, será feita uma mostra no auditório da escola, APA CHANNEL, com todos os trabalhos produzidos e os melhores trabalhos receberão um troféu pelo desempenho, criatividade, desenvolvimento e atuação, o qual será julgado por uma comissão julgadora, esse finaliza com seminário avaliativo final. (23-11-12) às 18h.
A avaliação será progressiva, iniciando do primeiro trimestre ao último, valorizando o trabalho dos alunos, será avaliado o texto, a montagem do trailer e a atuação, o trabalho individual e em grupo pela equipe de professoras de língua inglesa (Ruth Elis Martins Gonçalves), espanhola (Brisabel Amaral) portuguesa (Silvana da Rosa, Sandra Furquim), e os alunos também poderão fazer sua autoavaliação.

Os itens para jurados julgarem:

- Gravação (imagem, áudio, edição);
- Figurino;
- Cenário;
- Semelhança com original;
- Criatividade;
- Atuação.

Turma 101

The Big Bang Theory
A grande família
Haven

Turma 102

Icarly
As visões da Raven
Big Time Rush
Uma banda lá em casa

Turma 103

Friends
Two and a Half Men
The Walking Dead
Sunny entre Estrelas
Câmera Café

Turma 104

Julie e os Fantasmas
Os Feiticeiros de Waverly Place
Grey’s Anatomy

Turma 201

CSI Investigação criminal
Elas e eu
Sai de baixo
Sobrenatural

Turma 202

Chaves
Chuck
Eu, a patroa e as crianças
Junto e misturado

Turma 203

Pretty Little Liers
Skins
Sítio do Picapau Amarelo

Turma 301

Força Tarefa
Gossip Girl
Um maluco no pedaço
A casa das sete mulheres
Toma lá da cá

Turma 302

Glee
House
Tapas e beijos
Vida de garoto

Nenhum comentário: