quinta-feira, 8 de novembro de 2012

EMJE - seminários

AUTORA- COORDENADORA- APLICADORA: Ruth Elis M. Gonçalves
ÁREAS INTEGRADAS: Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas.
ESCOLA: EMJE
ANO: 2012 (seminário já ocorre há 3 anos na escola)

SÉRIE: 8º ANO
SEMINÁRIO DOS PROBLEMAS SOCIAIS
OBJETIVO: Oportunizar aos alunos momentos para debater, analisar e apresentar à comunidade alguns problemas sociais a fim de refletir sobre esses temas.
PROBLEMAS ESCOLHIDOS PELOS ALUNOS: alcoolismo, bullying, drogas, poluição, violência contra a mulher, violência sexual e violência no trânsito.
METODOLOGIA:
- No 1º semestre os alunos escolhem os problemas, pesquisam, analisam, escrevem sobre eles. Ao final do trimestre apresentam o trabalho numa mesa redonda aos colegas e professora.
- No segundo trimestre os alunos reescrevem o trabalho e montam slides. O trabalho é apresentado novamente à professora e colegas.
- No 3º trimestre: Os alunos remontam os slides de acordo com as sugestões da professora e colegas, acrescentam novos pontos e reestruturam seu trabalho, etapa final. A apresentação é realizada na escola para os colegas, professores e comunidade e celebrada com um delicioso coquetel e festa de integração da turma. 07-11-12 ÀS 18H NA ESCOLA.
Os trabalhos são todos pesquisados e escritos em português e inglês.

SÉRIE: 9º ANO
SEMINÁRIO DOS PAÍSES
OBJETIVO: Oportunizar aos alunos momentos de debate e análise às diferentes culturas vividas em diferentes países.
PAÍSES ESCOLHIDOS PELOS ALUNOS: Canadá, França, Itália, Estados Unidos e Índia.
METODOLOGIA:
- No 1º trimestre os alunos escolhem os países, pesquisam, analisam, escrevem sobre eles. Ao final do trimestre apresentam o trabalho numa mesa redonda aos colegas e professora.
- No segundo trimestre os alunos reescrevem o trabalho e montam slides. O trabalho é apresentado novamente à professora e colegas.
- No 3º trimestre: Os alunos remontam os slides de acordo com as sugestões da professora e colegas, acrescentam novos pontos e reestruturam seu trabalho, etapa final. A apresentação é realizada na escola para os colegas, professores e comunidade e celebrada com um delicioso coquetel e festa de integração da turma. 08-11-12 ÀS 18H NA ESCOLA.
Os trabalhos são todos pesquisados e escritos em português e inglês.

Nenhum comentário: