quarta-feira, 28 de março de 2012

PROJETO APA CHANNEL- SERIADOS - COMPLETO

E. E. de E. B. Apolinário Porto Alegre

RUTH ELIS MARTINS GONÇALVES, BRISABEL AMARAL, SILVANA DA ROSA, BELKISS MARTINS, SANDRA











CANAL APA
Séries: 1ºs, 2ºs,3ºs
Turmas:101,102,103,104,201,202,203,301,302








SANTIAGO, 28 de Março de 2012.
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1. INTRODUÇÃO

Entender uma realidade de forma integrada é difícil, pois temos visões pequenas das realidades, com isso custa a nós entendermos, tanto na realidade política, econômica e educativa, fazermos uma mirada unidimensionária, podermos analisar mais de um lado da realidade, principalmente os fragmentados, e não vermos que a realidade é uma totalidade, isso tem a ver com nossa própria capacidade de entender que tudo forma parte do todo, que todo se relaciona com todo, sem tentamos explicar a realidade de um só lugar, pois assim não entendemos a totalidade, o conceito de integração é um corpo, temos que integrar a história com todas as partes para analisarmos determinado contexto a ser estudado.
Frente a tantas informações, nosso papel do educador passa por um longo trabalho intelectual, o professor tem que ser aquela pessoa que tem informação e capacidade de relacionar essa informação para utilizá-la para mudar a realidade e comprometer-se com a realidade, construir um mundo melhor, na sala de aula.
Viver é conviver, relacionar-se, somos seres de relação, incompletos e inacabados. Nós somos incompletos porque sem o outro não existimos, parte de um todo dinâmico. Não há sentido em pensar ‘eu e o mundo’. É preciso pensar ‘eu como um pedaço do mundo’. Esse caráter relacional do ser humano; essa é a grande percepção do humanismo do Paulo Freire. Nisso consiste a incompletude. E inacabado não significa a mesma coisa. Inacabado quer dizer ‘eu sou o movimento de estar sendo’, eu não sou alguma coisa que se completou. Não existimos sem aquele com quem nos relacionamos, sem meio, sem a biosfera da qual somos uma emergência, mas também somos incompletos porque somos um fluxo, nós indivíduos e nós espécie, nós vida.
Buscamos dar respostas aos desafios, às questões de nosso contexto, assim constrói-se o conhecimento. Para Paulo Freire, o conhecimento é resultado desse processo, dessa construção coletiva.

“Ninguém educa ninguém. Os homens se educam em comunhão” (FREIRE, 1981:79).
O presente projeto visa integrar as línguas Portuguesa, inglesa e espanhola e trabalhar uma das finalidades atribuídas ao Ensino Médio que é o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e desenvolvimento das competências para continuar seu aprendizado. (art.35 da LDB 9394\96)
Como os progressos culturais, científicos e tecnológicos definem exigências no mundo de hoje, as sociedades fazem-se e desfazem-se, as tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e o pensamento dos indivíduos, assim o trabalho propõe articular as disciplinas das línguas estudadas na Escola APA.
Segundo Almeida Filho (2002, p. 47), o ensino comunicativo é “aquele que organiza as experiências de aprender em termos de atividades/tarefas de real interesse e/ou necessidade do aluno”. Assim, o aluno utiliza a língua levando em conta seus objetivos específicos em “ações de verdade” interagindo com outros.
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2. TEMA

O presente trabalho trata da utilização de meios de comunicação mais utilizados pela população, a televisão e internet, então a proposta é fazer seleções dos programas de TV mais vistos pelos jovens de hoje, seriados, séries ou minisséries, assim podendo identificar seus gostos e preferências, trabalhando o que há de comum entre eles e oportunizando o trabalho individual e grupal.
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3. PROBLEMA

Frente a tantos programas de televisão, os alunos sabem escolher o que assistir? Entendem e conhecem a história daquilo que estão assistindo? O que esse programa tem de prazeroso? Quais temas estão envolvidos nesse programa?
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4. JUSTIFICATIVA

Tem-se notado tamanho valor em saber e dominar as línguas portuguesa, inglesa, espanhola, algo relacionado a uma conscientização crescente da importância do bilinguismo em nosso mundo atual que tem como orientação cada vez mais internacional e o aumento do interesse em estudos inter-linguísticos da aquisição da linguagem em geral, não só do ponto de vista cultural, mas também, como trunfo para uma bem sucedida carreira profissional frente às exigências de inovação, acesso e permanência no mercado de trabalho e sucesso na vida profissional ou universitária.
Aprimorar o conhecimento do seriado para contribuir a formação do leitor, interpretação, vinculadas às variedades linguísticas, gêneros, proximidade e distância das línguas estrangeira à língua materna, revisão histórica, diversidade e pluralidade cultural, linguagem e aprendizagem significativa e o trabalho em grupo que privilegie o trabalho coletivo.
Com isso, o objetivo deste trabalho é direcionar e contribuir para formação de um discente mais reflexivo, comprometido, crítico, social, trabalhar com a motivação do aluno para sua formação integral, aumentar o interesse dos alunos na pesquisa, frente aos avanços tecnológicos e reconhecer a importância das línguas ao trabalhar e ensinar um idioma de maneira prazerosa e que desperte mais o interesse do aluno, levando-o a participar das aulas, motivando-o a aprender através de diferentes estratégias de ensino, processos e competências de ensino da língua, linguagens suas tecnologias.
Paulo Freire (1987) incorpora a visão do coletivo mais claramente, reconhecendo que ninguém se conscientiza separado dos outros, ninguém evolui sozinho desligado do mundo, afastado dos outros. Não há também um vazio, a consciência não se encontra no vazio de si mesma, pois é sempre a consciência do mundo.
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5. OBJETIVO GERAL
Propor um trabalho grupal que motive os alunos à pesquisa, criatividade, desenvolvimento das quatro habilidades (fala, audição, leitura, escrita), utilização de diferentes meios de comunicação, informática, conhecimento cultural, desenvolvimento pessoal, convivência em grupo, atenção, leitura, releitura e compreensão de diferentes épocas, gêneros, visando seu desempenho nas competências básicas para sua formação como cidadão utilizando a pesquisa de diferentes programas apresentados em diferentes meios de comunicação (TV e internet), algo que envolve a vida cotidiana dos alunos.
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5.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Ampliar suas habilidades em ler, escrever, falar e ouvir em língua estrangeira e língua portuguesa;
- Avaliar a criatividade, desempenho e capacidade de trabalhar em grupo.
- Refletir e analisar os limites e possibilidades no processo de aprendizagem da língua;
- Analisar quais programas são os mais assistidos pelos jovens e por quê.
- Oportunizar momentos de construção do conhecimento, troca de experiências, criatividade, desafios e análise.
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6. METODOLOGIA

O trabalho será proposto aos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do ensino médio, cada turma dividir-se-á em quatro grupos de aproximadamente 8 alunos, cada grupo deverá escolher 1 líder, um seriado, série ou minissérie de qualquer gênero para começar o trabalho que será dividido em três etapas. (todos os seriados escolhidos deverão ser diferentes).
No primeiro trimestre, o grupo deverá escolher e escrever um resumo narrativo geral sobre o seriado, série ou minissérie escolhida, com apresentação dos personagens, enredo, espaço, tempo em língua portuguesa, inglesa e espanhola e apresentar ao grande grupo. PESQUISA.
Na semana do dia 07-05 todos os grupos irão apresentar sues trabalhos em sala de aula ao grande grupo e entregar a parte escrita às professoras.
No segundo trimestre, o grupo deverá montar um trailer do seriado em forma de resumo ( 1 capítulos ) e legendá-lo em língua portuguesa, inglesa e espanhola e apresentar ao grande grupo através das imagens montadas no vídeo. ANÁLISE DOS DADOS.
O trabalho será apresentado na sala de multimídia aos colegas e professora Ruth.
No terceiro trimestre, o grupo deverá escolher uma cena do trailer do semestre anterior onde todos os componentes do grupo deverão atuar utilizando as línguas portuguesa, inglesa e espanhola e apresentar a gravação do DVD ao grande grupo. CONCLUSÃO-CULMINÂNCIA.
O trabalho será apresentado na sala de multimídia aos colegas e professora Ruth.
Ao finalizar o trabalho, será feita uma mostra no auditório da escola com todos os trabalhos produzidos e os melhores trabalhos receberão um troféu pelo desempenho, criatividade, desenvolvimento e atuação, o qual será julgado por uma comissão julgadora, esse finaliza com seminário avaliativo final.
A avaliação será progressiva, iniciando do primeiro trimestre ao último, valorizando o trabalho dos alunos, será avaliado o texto, a montagem do trailer e a atuação, o trabalho individual e em grupo pela equipe de professoras de língua inglesa (Ruth Elis Martins Gonçalves), espanhola (Brisabel Amaral e Vanessa Guasso), portuguesa (Silvana da Rosa, Belkiss Martins, Sandra), e os alunos também poderão fazer sua autoavaliação.
Quando a prática é tomada como curiosidade, então essa prática vai despertar um horizonte de possibilidades. [...] Esse procedimento faz com que a prática se dê a uma reflexão e crítica. (Freire, 1993, pg 40)
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7. CRONOGRAMA

O trabalho será exposto em fevereiro aos alunos, proporcionando a escolha dos seriados, instruções gerias, no decorrer do trimestre serão dadas orientações aos alunos em aula, desde a capa, normas, escrita, passos redacionais, mediação para construção do trabalho nas três etapas.
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8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____________ Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
__________ (1981). Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra,5ª edição.
_________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001a.
_________. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1985.
FREIRE, P. NOGUEIRA: Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis, 1993.
FREIRE, Paulo. Currículo e a Pedagogia. Palestra transcrita. Caderno pedagógico número 2, 1999:32.
OLIVEIRA, M. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 2.ed. São Paulo:Scipione, 1995.
BION, W.R. Experiências em grupos. São Paulo: Imago/Edusp 1975.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª edição, Cortez Editora, São Paulo, 2005.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. A Hora da Prática: reflexões sobre o estágio
supervisionado e a ação docente. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2002.
BRASIL, “LEI n.º 9394, de 20.12.96, Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”, in Diário da União, ano CXXXIV, n. 248, 23.12.96.
FAZENDA, Ivani. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia? . São Paulo: Loyola, 1993.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MACLAREN, P. A Vida nas Escolas. Porto Alegre. ArtMed, 1997.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
DEMO, P., Desafios Modernos da Educação. Petrópolis Ed. Vozes, 2001.
LUDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: as abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SENAR, Agrinho: Uma leitura para os temas transversais.

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